fbpx

Serviços

Os serviços e projetos prestados pela Agrociência são gerenciados pelo escritório de projetos ou PMO (project management office). O escritório tem também como objetivo a capacitação de gestores de projetos por meio do estudo de técnicas organizacionais. Temos como meta entregar projetos com excelência e realizar serviços com o melhor nível técnico possível. Por meio de uma equipe multidisciplinar, trabalhamos com parcerias na realização de projetos específicos no campo das ciências Agrárias, especificamente nas áreas do agronegócio e na bioeconomia.

Projeto Monteverdia

Conheça a riqueza de sua floresta

Projeto Take Off

Decole sua produtividade

Projeto Hortos

Tenha um quintal produtivo

Projeto Tree Plan

Árvore planejada: um multibenefício​

Projeto Forest Care

Planos Ágeis e Efetivos​

Tenha um quintal produtivo

Espécies que trabalhamos
Escopo de entrega

Já pensou em uma alimentação mais saudável para você e sua família ?

Antes o que era um desafio, hoje se tornou uma realidade: a produção de alimentos já não é mais exclusividade do meio rural, ela está cada vez mais está inserido no meio urbano, um dos casos mais evidentes são as hortas urbanas.

Como implementar uma horta produtiva em nosso dia a dia corrida da cidade ?

Nos da Agrociencia elaboramos o projeto Hortos, que visa a projeção, execução e manutenção de hortas urbanas propondo um ambiente de contato com seu alimento, aprendizado, segurança alimentar e promovendo a interação familiar. Uma horta é um espaço terapêutico ideal para adultos, crianças, colaboradores e especialmente a pessoas especiais.

Através deste projeto objetivamos o ensino e a extensão, da importância da natureza, através do contato das crianças com as plantas, trazendo a consciência da sustentabilidade nos meios urbanos. O projeto engloba também.

Como funciona ?

é feito uma visita técnica na propriedade avaliando todas as condicionantes para elaboração da futura horta, apos essa etapa é feito uma projeção em 3D para verificar se o projeto atende as espectativas do cliente. Após aprovado, é feito a execução da respectiva horta e é firmado planos de assinatura para manutenção da mesma. Esse manejo será feito frequentemente para garantir que sua horta seja produtiva.

Nossa equipe é formada por agrônomos e estagiários do curso de Agronomia, que possuem todos os conhecimentos técnicos para um bom manuseio e cuidado das diversas espécies selecionadas em seu quintal.

Temos planos básicos, intermediários e avançados de consultorias, elas tem por objetivo visitas periódicas para manutenção dos canteiros.

Nosso projeto atende uma gama de clientes como residências, condomínios, empresas e associações.

Decole sua produtividade

Você realmente conhece sua propriedade?

Hoje os processos que envolvem o diagnóstico e levantamento de propriedades podem ser extremamente onerosos, custosos e insatisfatórios. Para isso, nossa proposta é trazer esta ciência completa de sua propriedade da forma mais acessível e ágil possível, oferecendo um diagnóstico completo e de qualidade.

Os produtos de nossos aerolevantamentos são entregues com a maior agilidade possível, por meio de equipes trabalhando simultaneamente no escritório e campo, entregando seus resultados no tempo mais hábil possível. Priorizamos por dados dentro da precisão exigida pelo cliente, com uso de tecnologia GNSS para gerar resultados esperados dentro da realidade de agricultura 4.0 ou de precisão, a elevação da produtividade e sustentabilidade das terras agrícolas. Adicionalmente, oferecemos uma consultoria de inteligência de dados, para maior entendimento e tomada de decisão do proprietário om base nas informações levantadas via drone. Para isso contamos em nossa equipe além de pessoas com expertise em geoprocessamento, profissionais das ciências agrárias para a partir dos dados levantando, auxiliar nossos clientes de acordo com sua necessidade da sua cultura, gerando uma atendimento personalizado.

​Como funciona?

Inicialmente é realizado a avaliação da propriedade, por meio de uma visita técnica para averiguar as características da propriedade e os objetivos propostos para realização do aerolevantamento. Caso for uma propriedade muito longínqua, esta etapa poderá ser feita diretamente do escritório. É fundamental antes de realizar um aerolevantamento com fim específico, analisar as condicionantes do campo para se obter produtos de qualidade além de se ter uma maior segurança para realização do aerolevantamento.

Após isto, faz-se a coleta de imagens via drone ou coleta de dados via sensores específicos acoplados neste, com auxílio ou não de receptores GNSS. As fotos geradas serão a base de dados para produção de variáveis de diagnóstico da propriedade em questão.

Uma vez estas imagens transferidas para o escritório, faz-se a produção de mapas técnicos com as variáveis-alvo do levantamento a fim de apresentar um diagnóstico assertivo dentro do contexto da problemática que a propriedade apresenta.

Por fim, é realizado o envio dos produtos em nuvem para avaliação do cliente. Adicionalmente, caso o cliente optar, é realizado a consultoria especializada para tomada de decisão, com base em opiniões de especialistas da área da referente cultura ou temática ambiental em questão.

Mapas topográficos (MDT e MDS)

Os mapas topográficos fornecem, dentre outras, informações sobre as curvas de nível da área analisada. Com os dados obtidos é possível otimizar o planejamento da produção, empregando a melhor forma de utilização e ocupação do solo.

Índices de vegetação (NDVI, EVI, SAVI e VARI)

Os índices de vegetação possibilitam um monitoramento mais assertivo da lavoura devido ao nível de precisão das ferramentas utilizadas. Dentre as vantagens destes recursos pode-se citar aumento na assertividade da tomada de decisão e precisão na manutenção da sanidade da planta.

Classificação de usos do solo

Diferenciação e discriminação dos diferentes usos. Com as imagens levantadas a partir dos vôos e as ferramentas de geoprocessamento é possível classificar e diferenciar os diversos usos do solo. Estas informações podem ser utilizadas para ajustes no ciclo produtivo e em licenciamentos ambientais.

Conheça a riqueza de sua floresta

Identificação botânica

Identificação de espécies de um local sendo elas pertencentes a todos os hábitos (arbustivas, ervas, trepadeiras, árvores). Se encaixa em contextos de algumas autorizações ambientais ou quando se quer ter um conhecimento mais qualitativo da floresta.

Inventários Fitossociológicos

Estudo detalhado de uma comunidade florestal, estudando sua estrutura horizontal e vertical, bem como estimativa de parâmetros ecológicos e avaliação da regeneração da floresta. Se encaixa em demandas de pesquisa, consultoria ou perícia.

Inventários Florestais

Utilizado em diversos caso, quando objetiva-se a retirada de variáveis de árvores para diversos fins (volume, dinâmica, sobrevivência, pré-corte e manejos). Se classificam entre inventários convencionais, contínuos, sobrevivência pré-corte e para planos de manejo.

Inventários Florestais e Identificação Botânica

O valor de sua floresta pode ser inestimável, porém você só vai saber saber se realmente conhecê-la!
Para isso, a Agrociência Cooperativa preparou uma equipe profissional para estimar o exato valor de sua floresta, seja em termos ecológicos ou monetários, tudo depende do ponto de vista quando falamos de riqueza!
Contamos com identificadores bem treinados filiados ao Herbário EFC da Universidade Federal do Paraná, conhecido por seus relevantes trabalhos em identificação de espécies arbóreas. Este fato aliado a implementação de tecnologia durante inventário, otimiza o tempo de processamento dos dados do inventário, além de entregar os dados com maior assertividade. Além disso, nosso trabalho é marcado pelo perfil da precisão e qualidade, pela produção de mapas técnicos, elaboração de estatísticas ecológicas avançadas, além de inclusão de plaquetas para correta localização das árvores. Tudo isso resumido ao final para você em um relatório técnico profissional e dados em nuvem para facilitar o compartilhamento e armazenamento dos seus dados de forma segura e acessível.

Como funciona?

Primeiramente é realizado uma visita a propriedade do cliente, para verificação das condicionantes do local para execução do campo como declividade, hidrografia e acessibilidade da área. Para isso é feito a marcação de trilhas de acesso por GPS e realizados voos de drone caso houver necessidade, no caso de áreas muito abrangentes. Também é validado o objetivo do inventário, frente aos dados adquiridos durante esse campo de reconhecimento.

A partir deste campo, é possível realizar um orçamento com maior assertividade e uma vez aprovado, inicia-se a fase de inventário florestal. Nessa etapa são retiradas todas as variáveis de interesse das árvores e demais indivíduos da comunidade florestal (diâmetro, altura, biomassa, mortalidade, ingresso e espécies) de acordo com o objetivo do inventário proposto. Destaca-se nessa etapa que através de nossa tecnologia implementada, é possível o cliente acompanhar a execução do inventário em tempo real ( a depender do acesso a redes móveis).
Depois de retirada as devidas variáveis da comunidade florestal, segue-se para a etapa em escritório, onde é realizado o processamento destes dados coletados, para produção de gráficos, tabelas, estatísticas e mapas para compor o relatório técnico do inventário. Por último é realizado a transferência do conhecimento ao cliente, por meio da escrita do relatório técnico com uma linguagem técnica porém acessível a qualquer leitor. Após isso é realizado o armazenamento de todos os dados produzidos, inclusive o relatório para envio da avaliação do cliente em nuvem.

Árvore planejada: um multibenefício

Muitas vezes elas só nos trazem benefícios. Porém em ambientes urbanos o mal planejamento de seu plantio pode causar danos à infraestrutura da cidade e causar perturbação e falta de segurança aos seus habitantes. É por isso que a Agrociência Cooperativa preparou uma equipe técnica direcionada a realizar planos de arborização, aumentando a qualidade de vida em condomínios e cidades.

Por meio de um correto plano de arborização além de você prevenir em seu empreendimento imobiliário ou cidade estes danos que árvores podem causar, há inúmeros benefícios que estar trazem ao ambiente onde são plantadas quando há planejamento neste processo. Uma é o conforto bioclimático que estas podem oferecer para residências e rodovias, transformando em ambientes mais agradáveis e confortáveis de se viver. Estas podem, uma vez alocadas de de forma estratégica atenuar ruídos, aumentar ou diminuir a intensidade de correntes de ar, proporcionar sombras e redução de temperatura. E isto tudo pode vir incluso ao embelezamento que estas podem causar por meio de uma proposta paisagista no plano de arborização, onde através de padrões de cor e forma alinhados a um estilo coerente com o ambiente podem trazer benefícios psicológicos as pessoas que neste coexistem.

Como funciona?

É realizado uma inspeção inicial ao empreendimento ou cidade, onde é verificado a arborização presente atualmente: se estas seguem algum planejamento pré-existente. Também nessa fase é verificado as aspirações do cliente e seus respectivos problemas com as atuais árvores que este detém em sua propriedade/município. Em áreas muito abrangentes, o uso de drone pode ser utilizado para averiguar nesse reconhecimento de campo inicial.

Após isto é realizado o processo de inventário que conta com:

  • Retirada de variáveis das árvores/vegetação de interesse (diâmetro, altura, diâmetro de copa, mortalidade e espécies).
  • Registro de variáveis e geolocalização das árvores/vegetação via aplicativo em tempo real onde é possível o acompanhamento do cliente remotamente.
  • Medição de infraestrutura presente no local como calçadas e canteiros e suas respectivas distâncias de árvores.

Uma vez retirado estes dados, segue-se para uma etapa em escritório, onde é realizado uma etapa de processamento dos dados. São produzidos gráficos, tabelas, estatísticas descritivas, mapas e modelos 3d de acordo com a natureza do serviço propostos. Esta fase fornece a base de dados para um correto plano de ação para a arborização/paisagismo a ser realizada no local.

Após isto é gerado o relatório/projeto do plano de arborização e realizados as ações em campo caso necessárias como plantios, podas e desbastes. Todos os arquivos são entregues em formato de nuvem para avaliação e aprovação do cliente.

Uma árvore sem planejamento é apenas um benefício, mas uma árvore com planejamento pode se tornar um multi-benefício. Vamos planejar juntos?

Parecer técnico DE ÁRVORES

Podar ou Suprimir? Muitas vezes essa questão excede questões técnicas complexas mas também dependem da legislação vigente do município em que a árvore se encontra. Para isso, nossa equipe faz uma visita ao local e emite um laudo técnico das árvores indicadas para podar ou supressão com base em todos critérios técnicos e legais.

PLANOS DE ARBORIZAÇÃO

A arborização urbana cumpre muitas funções, não só ambientais como também socioambientais, zelando pela qualidade de vida da população atual e futura, a proteção da fauna e flora e o bem estar dos indivíduos. Portanto, o plano de arborização é muito importante pois desempenha inúmeros papeis como na ecologia, estética e social.

Paisagismo

Estilos de Jardim, Padrões de Repetição, combinação de cores que geram sentimentos que florações das árvores nos proporcionam. Nossa equipe buscará o jardim ideal para você utilizando as técnicas mais atualizadas da ciência do paisagismo para garantir harmonia e embelezamento de sua cidade/condomínio ou propriedade.

Planos Ágeis e Efetivos

Diagnóstico da área

Identificação de espécies arbóreas e de fauna, levantamento de dados abióticos e antrópicos

Mapeamento

Localização, identificação e mapeamento de informações geográficas essenciais para a realização do plano de manejo

Elaboração plano de manejo

Elaboração da documentação necessária para cadastrar a propriedade como RPPN junto ao órgão ambiental

Execução do plano de manejo

Execução dos programas contidos no Plano de Manejo além das ações necessárias para formalização de uma RRPN

A RPPN é uma Unidade de Conservação de domínio privado, que busca conservar a diversidade biológica com perpetuidade através de um ato voluntário, caracterizando um importante serviço ambiental. Segundo o Decreto nº 1529/2007, o plano de manejo “definirá as atividades a serem desenvolvidas no interior da RPPN, indicará as medidas de conservação e de uso sustentável para a sua vizinhança e área de influência e proporá medidas para a melhoria da qualidade ambiental e de vida no entorno da RPPN”. Para isso, a Agrociência Cooperativa preparou uma equipe profissional para realizar o planejamento da sua RPPN, tornando o processo prático e eficaz para você!

Trabalhamos com Agilidade realizando seu no tempo mais hábil possível, com prazos variando de 1 a 2 meses a depender do tamanho da área. Contamos com profissionais de alta expertise, desde identificadores filiados ao Herbário EFC da Universidade Federal do Paraná, como Engenheiros Florestais, topógrafos e Biólogos Seniores em diagnóstico de Fauna. Como maior proposta de valor em relação ao nossos concorrentes, oferecemos a execução dos programas contido no plano de manejo, com toda intermediação necessária junta ao órgão ambiental.

Como funciona?

Inicialmente é realizado uma visita a propriedade para verificação da elegibilidade dela se tornar uma RPPN de acordo com a leis municipais ou estaduais em que esta estiver localizada. Além disto, é realizado o procedimento de verificação das condicionantes para execução do campo (declividade, hidrografia, acessibilidade) de diagnóstico bem como poderá ser realizado a execução de solicitações do órgão ambiental para tornar a área elegível como plantios/regularizações no tocante a parte ambiental.

Seguindo para parte de diagnóstico, esta é realizado parte em escritório e parte em campo, depende da natureza deste que poderá ser florístico, faunístico ou dos elementos abióticos e antrópicos da referida área. Também são levantados dados gerais em relação a gestão da RPPN. Contamos com equipe de topografia própria caso um censo florestal da área for requisitado pelos órgãos ambientais.

A fase de mapeamento pode ser realizada via drones ou por sensoriamento remoto, a critério do cliente, sendo realizado com alta ou baixa precisão, que fica a seu critério também. Sendo divididos em:

  • Mapeamento de caracterização e uso do solo (Hipsometria e declividade, hidrografia, cobertura vegetal, uso do solo e área de influência)
  • Mapa de uso público (caso haja intenção de abrir ao público)
  • Mapa de zoneamento
  • Mapa georreferenciado

Com base nestes mapas, elabora-se o zoneamento da referida RPPN, que não nada mais são que zonas onde são atribuídos seus respectivos usos de solo e particularidades, bem como ações que são permitidas ou obrigatórias nas mesmas.

  • Zona de proteção
  • Zona de administração
  • Zona de uso público (se aplicável)
  • Zona de restauração (se aplicável)
  • Zona de uso conflitante (se aplicável)

Segue-se então para elaboração de diretrizes de programa do plano de manejo que consistem nas ações que serão realizadas nesta unidade de conservação visando sua manutenção, conservação, administração e que fornecerá os benefícios para a população do seu entorno.

Todas estas informações são entregues em formato de um documento para avaliação e aprovação do cliente, bem como todos os dados em formato de nuvem para seu arquivamento de seus respectivos arquivos. Por fim, inicia-se o processo pós-venda de nosso plano de manejo que é a execução dos programas da RPPN pela Agrociência, onde você pode contar com diversas atividades de ensino, extensão bem como ações voltadas para o monitoramento e conservação de sua RPPN que nossos cooperados estarão realizando para você. Desta forma a garantia da utilidade e preservação de sua nova unidade de conservação criada.

Palavras do especialista

A Agrociência é uma iniciativa extraordinária, fundada para promover o profissional do Agro.
Oferece oportunidades para trabalho e inovação em um ambiente autônomo e democrático.
Recomendo essa cooperativa para todos os estudantes e profissionais que buscam se desenvolver do ponto de vista econômico e social.
Dr. Gilson Martins
Professor na UFPR

Gostou do nosso portfólio de serviços?

Solicite agora mesmo uma demonstração de nosso portifólio

Entre em contato

Carrinho de compras